No dia 12 de setembro, tem início a consulta pública relativa ao Ranking Socioambiental (RASA) de instituições financeiras, que a SIS está desenvolvendo em projeto apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS). O Ranking vai avaliar a atuação socioambiental e climática de instituições financeiras, abrangendo bancos comerciais, de investimento e cooperativos, bancos de desenvolvimento e agências de fomento, seguradoras, entidades de previdência (abertas e fechadas) e gestoras de ativos.
O projeto foi iniciado em agosto de 2022 e a sua primeira etapa é a elaboração da metodologia do Ranking, inclusive a consulta pública; o segundo ciclo (entre outubro e novembro) corresponde à coleta de dados; em dezembro, serão divulgados os resultados do primeiro grupo de instituições, quais sejam, bancos comerciais, de investimento e cooperativos.
A partir de 2023, o projeto terá mais quatro ciclos trimestrais: o primeiro (de janeiro a março) abrangerá bancos de desenvolvimento e agências de fomento; o segundo (de abril a junho) abrangerá seguradoras e asset managers; o terceiro (de julho a setembro) atuará enfocara entidades de previdência abertas e fechadas; e o último ciclo (de outubro a dezembro) abrangerá novamente bancos comerciais, de investimento e cooperativos, avaliando como eles progrediram (ou não) em comparação a 2022. É interessante notar que, em 2023, haverá uma nova fonte de informação, que são os relatórios de sustentabilidade alinhados à regulação do Banco Central de setembro de 2021.
A proposta é gerar uma competição positiva rumo ao topo do Ranking, ocasionando uma melhoria da performance ASG da instituições financeiras ao longo do tempo.