A Diretora Executiva e Técnica da SIS, Luciane Moessa, participou na segunda quinzena de maio e primeira semana de junho, de reuniões com diversas entidades e agentes públicos em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Em pauta, discussões sobre o avanço da agenda da Taxonomia Verde no Brasil, a integração de fatores ASG nos mais diversos setores do mercado financeiro e, também, a participação da SIS em iniciativas voltadas à mitigação de mudanças climáticas.
O ciclo de encontros começou em São Paulo, com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em seguida, Luciane participou, no Rio de Janeiro, de reuniões com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), com o BNDES, com o regulador do setor de seguros e previdência complementar privada (SUSEP) e com a associação das respectivas entidades (CNSeg). Um ponto tratado nas reuniões foi o interesse em desenvolver uma Taxonomia Verde no Brasil. Mas na reunião com a SUSEP ela também tratou da necessidade de avançar ainda mais na integração de fatores ASG na regulação do setor, ao passo que, na reunião com a CNSeg, ela apresentou o RASA – Ranking da Atuação Socioambiental de Instituições Financeiras, que nesse ciclo está enfocando seguradoras.
A agenda da Diretora continuou em Brasília, onde acontece desde o dia 5 de junho a Virada Parlamentar Sustentável, que reúne mais de 30 organizações da sociedade civil para atos, debates, seminários, exposições, audiências públicas e mesas redondas.
Luciane participou também da cerimônia comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio do Planalto, evento que contou com a participação do Presidente da República, do Vice-Presidente, da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do Ministro da Fazenda Fernando Haddad e muitas outras autoridades. Nesse evento, Luciane encontrou a Secretária Nacional de Mudanças Climáticas, Ana Toni, e representantes de diversas outras entidades do terceiro setor, como Tasso Azevedo, do MapBiomas, Marcos Woortmann, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Márcio Astrini, Coordenador-geral do Observatório do Clima . No mesmo dia, reuniu-se com a RAC (Rede de Advocacy Colaborativo) no gabinete do Senador Jaques Wagner. A participação da SIS nesta rede será discutida em breve.
Em 6 de junho, teve reuniões com o Ministério da Fazenda e com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Falou-se da agenda de Taxonomia Verde e sobre o fortalecimento da integração de fatores ASG no setor de fundos de pensão. No mesmo dia, houve uma conversa com a FiBraS, da GIZ, em que se discutiu maneiras de a SIS contribuir com a agenda das Finanças Sustentáveis. Na mesma data, ela também teve encontro com o relator do PL da Taxonomia Verde (PL 2838/2022), deputado Sidney Leite.
Em 7 de junho, Luciane deu uma entrevista para a TV Senado sobre Taxonomia Verde, conversou com a senadora Leila Barros sobre o PL da Taxonomia e, por fim, participou como expositora da Audiência Pública sobre Taxonomia Verde. Link para slides da apresentação aqui.