Aprimoramento regulatório e conformidade do setor financeiro com metas de descarbonização
Esse novo projeto conta com apoio financeiro e estratégico do Instituto Clima e Sociedade (iCS), teve seu início em abril de 2024 e durará até maio de 2025, tendo como coordenadora executiva e técnica Luciane Moessa e contando com uma qualificada equipe técnica. Ele possui cinco eixos:
Eixo 1 – RASA – Ranking da Atuação Socioambiental (incluindo climática) de instituições financeiras
- Engajamento junto a algumas das instituições financeiras avaliadas em 2022 e 2023 (considerando participação no mercado, desempenho relativo e ausência de interação na avaliação anterior), bem como junto a investidores institucionais que possuem títulos/ações delas em suas carteiras e estratégia ASG robusta
- Renovação da avaliação da atuação socioambiental e climática de bancos comerciais e cooperativos, gestoras de investimentos, bancos de desenvolvimento e agências de fomento, e seguradoras.
Eixo 2 – Advocacy para integração mais robusta e detalhada de fatores socioambientais e climáticos na regulação financeira brasileira
- Participação em consultas públicas de reguladores financeiros brasileiros e internacionais (sobretudo globais) em matéria climática e socioambiental
- Participação em diálogos, elaboração de propostas e implementação de estratégias para fortalecer a atuação de reguladores financeiros em matéria climática e socioambiental.
Eixo 3 – Taxonomia sustentável de atividades econômicas
- Participação no Comitê Consultivo da Taxonomia Sustentável Brasileira e no Observatório de Taxonomias da América Latina.
- Conclusão do mapeamento de indicadores de cumprimento legal e de indicadores-chave de desempenho para mais 11 setores econômicos.
Eixo 4 – Treinamentos sobre Gestão de Riscos e Oportunidades Climáticas e Socioambientais
- Treinamentos online sobre setores econômicos específicos (Agropecuária e Florestas e Mineração) para o setor financeiro.
- Treinamentos para o Ministério Público e organizações da sociedade civil acerca de temáticas trabalhadas pela SIS.
Eixo 5 – Transparência de dados ambientais para uso do setor financeiro
- Construção de uma ampla iniciativa multi-stakeholder buscando maior transparência online de dados ambientais por parte de órgãos ambientais estaduais, Ministério Público e Poder Judiciário para uso do setor financeiro.